Índice do Artigo
Como deve ser o planejamento da educação infantil de acordo com a BNCC?
O planejamento na educação infantil é fundamental para garantir que as crianças tenham uma formação completa e adequada às suas necessidades. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o planejamento ganha ainda mais importância, pois é preciso alinhar as práticas pedagógicas aos objetivos e competências propostos pelo documento.
De acordo com a BNCC, o planejamento deve ser feito de forma integrada, considerando as diferentes áreas do conhecimento, as especificidades de cada criança e as experiências que elas trazem consigo. Além disso, é necessário que o planejamento seja flexível e adaptável, permitindo que os professores façam ajustes de acordo com o desenvolvimento dos alunos e as demandas do contexto em que estão inseridos.
Para garantir que o planejamento esteja alinhado à BNCC, é preciso que os professores conheçam bem o documento e saibam como aplicá-lo na prática. Além disso, é importante que haja uma comunicação efetiva entre a equipe pedagógica, garantindo que todos estejam trabalhando em sintonia e seguindo as mesmas diretrizes. Com um planejamento adequado, é possível oferecer uma educação infantil de qualidade, que atenda às necessidades e potencialidades de cada criança.
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes para a organização dos currículos escolares em todo o país. Ela é obrigatória para todas as escolas públicas e privadas que oferecem a Educação Básica no Brasil.
A BNCC é composta por um conjunto de habilidades e competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes em cada etapa da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Ela foi criada com o objetivo de garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente da região do país em que vivem.
Na Educação Infantil, a BNCC estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser efetivamente assegurados para que todas as crianças tenham condições de se desenvolver plenamente. São eles:
- Conviver: as crianças devem ser estimuladas a conviver com outras crianças e adultos, aprendendo a respeitar as diferenças e a desenvolver relações de afeto e confiança.
- Brincar: o brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil, pois estimula a imaginação, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.
- Participar: as crianças devem ser incentivadas a participar ativamente do planejamento das atividades escolares, escolhendo as brincadeiras e os materiais que desejam utilizar.
- Explorar: é importante que as crianças tenham a oportunidade de explorar o ambiente ao seu redor, descobrindo novos objetos, texturas, cores e sabores.
- Expressar: as crianças devem ser estimuladas a expressar suas ideias, sentimentos e emoções por meio da linguagem oral, gestual, plástica e musical.
- Conhecer-se: é fundamental que as crianças desenvolvam uma boa autoestima e autoimagem, aprendendo a reconhecer suas próprias características e potencialidades.
O planejamento da Educação Infantil deve levar em conta esses direitos de aprendizagem e desenvolvimento, buscando oferecer atividades que estimulem o desenvolvimento integral das crianças. O objetivo é garantir que elas possam aprender brincando, explorando e se relacionando com outras crianças e adultos, de forma lúdica e prazerosa.
Como deve ser o planejamento da educação infantil de acordo com a BNCC
O planejamento da educação infantil deve ser realizado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece as competências e habilidades que as crianças devem desenvolver durante essa fase da vida. Além disso, é importante que o planejamento leve em consideração as características individuais de cada criança e a realidade da escola.
Objetivos de aprendizagem na educação infantil
Os objetivos de aprendizagem na educação infantil devem estar alinhados com as competências e habilidades estabelecidas pela BNCC. É importante que esses objetivos sejam claros e específicos, e que estejam relacionados aos campos de experiência.
Campos de experiência
Os campos de experiência são os eixos estruturantes da educação infantil, e devem ser contemplados no planejamento. São eles: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Organização da rotina
A organização da rotina deve levar em consideração as características individuais de cada criança, bem como o tempo disponível para cada atividade. É importante que haja um equilíbrio entre atividades dirigidas e brincadeiras livres, e que a rotina seja flexível para se adaptar às necessidades das crianças.
Desenvolvimento infantil
O planejamento deve levar em consideração as diferentes fases do desenvolvimento infantil, e as atividades devem ser adequadas à faixa etária das crianças. É importante que as atividades sejam desafiadoras, mas que também sejam possíveis de serem realizadas pelas crianças.
Linguagem
A linguagem é um dos campos de experiência da BNCC, e deve ser contemplada no planejamento. É importante que as atividades desenvolvam a linguagem oral e escrita das crianças, bem como a compreensão de diferentes linguagens, como a musical e a visual.
Exploração e manipulação de materiais
A exploração e manipulação de materiais é importante para o desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas das crianças. É importante que o planejamento preveja atividades que permitam que as crianças explorem e manipulem diferentes materiais, como objetos tridimensionais e recursos didáticos.
Avaliação
A avaliação deve ser realizada de maneira contínua, e deve levar em consideração o desenvolvimento das crianças em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. É importante que a avaliação seja realizada de maneira formativa, e que as informações obtidas sejam utilizadas para orientar o planejamento das atividades.
Em resumo, o planejamento da educação infantil deve contemplar os campos de experiência da BNCC, levar em consideração as características individuais de cada criança, e ser flexível para se adaptar às necessidades das crianças. Além disso, é importante que o planejamento preveja atividades que permitam que as crianças explorem e manipulem diferentes materiais, e que a avaliação seja realizada de maneira contínua e formativa.