O socioconstrutivismo é uma abordagem teórica que se baseia na interação social e na construção do conhecimento pelo indivíduo, enfatizando o papel do contexto social e cultural no processo de aprendizagem. Essa teoria foi desenvolvida por Lev Vygotsky, psicólogo e pedagogo russo, que acreditava que o conhecimento é construído por meio da interação entre os indivíduos e o ambiente em que estão inseridos. O socioconstrutivismo também valoriza a importância da linguagem e da mediação na aprendizagem.
Em suma, o socioconstrutivismo é uma teoria que destaca a importância da interação social e do contexto sociocultural no processo de construção do conhecimento. Esse enfoque teórico tem influenciado o campo da educação, trazendo diversas contribuições relevantes para a prática pedagógica. Ao promover a interação entre os alunos, estimular a participação ativa e promover a reflexão crítica, o socioconstrutivismo possibilita uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. Além disso, ao considerar as diferenças individuais e o papel do mediador no processo de ensino-aprendizagem, essa abordagem contribui para a promoção da equidade e da inclusão educacional.