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O que é : Teoria da Aprendizagem Significativa

A teoria da aprendizagem significativa, proposta pelo psicólogo e educador David Ausubel, é uma abordagem importante no campo da educação. Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando o novo conhecimento é relacionado de maneira substantiva a ideias ou conceitos já existentes na mente do aprendiz. Essa teoria busca promover a assimilação e a retenção duradoura do conhecimento, possibilitando sua aplicação em diferentes contextos.

Definição da teoria da aprendizagem significativa

A teoria da aprendizagem significativa postula que o processo de aprendizagem é mais efetivo quando o novo conhecimento é relacionado de maneira não-arbitrária e substantiva a conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aprendiz. De acordo com Ausubel, a aprendizagem significativa ocorre quando o novo conhecimento é ancorado em ideias relevantes e pré-existentes, conhecidas como "ideias Âncora". Essas ideias Âncora funcionam como um ponto de partida para a assimilação de novas informações, permitindo a construção de uma rede de significados.

Na aprendizagem significativa, o aluno é incentivado a refletir sobre seus conhecimentos prévios e fazer conexões entre eles e o novo conteúdo. Isso é feito por meio de atividades que estimulam a análise, a síntese e a aplicação do conhecimento em diferentes contextos. Ao interagir ativamente com o conteúdo, o aluno é capaz de atribuir significado ao que está aprendendo, facilitando sua compreensão e retenção.

Principais conceitos da teoria de aprendizagem significativa

A teoria da aprendizagem significativa possui alguns conceitos fundamentais. O primeiro conceito é o de "aprendizagem mecânica", que ocorre quando o aluno memoriza informações de forma descontextualizada, sem estabelecer conexões com seu conhecimento prévio. Esse tipo de aprendizagem, segundo Ausubel, leva a uma retenção temporária e superficial do conhecimento.

Já a "aprendizagem significativa" ocorre quando o aluno estabelece conexões entre o novo conhecimento e suas ideias Âncora pré-existentes, atribuindo-lhes um significado pessoal. Essa aprendizagem é caracterizada pela compreensão profunda do conteúdo e pela sua aplicação em diferentes situações.

Outro conceito importante é o de "aprendizagem por descoberta", que envolve a resolução de problemas e a busca ativa por conhecimento. Nesse tipo de aprendizagem, o aluno é incentivado a explorar, experimentar e construir seu próprio conhecimento, tornando-se um agente ativo no processo de aprendizagem.

A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel é amplamente reconhecida no campo da educação por sua relevância e aplicabilidade. Ao promover a conexão do novo conhecimento com o conhecimento prévio do aluno, essa teoria proporciona uma aprendizagem mais profunda, significativa e duradoura. Além disso, ela destaca a importância do papel ativo do estudante no processo de aprendizagem, incentivando sua participação ativa e reflexiva.

Ao adotar a abordagem da aprendizagem significativa em sala de aula, os educadores podem estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e da autonomia dos alunos. Essa teoria oferece um caminho para que os estudantes se tornem protagonistas de sua própria aprendizagem, construindo conhecimento de forma contextualizada e relevante para suas vidas.

Em resumo, a teoria da aprendizagem significativa propõe que a aprendizagem seja um processo ativo e significativo, baseado na conexão entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio do aluno. Essa abordagem valoriza a compreensão profunda, a aplicação prática e a construção do conhecimento pelos próprios estudantes. Ao colocar em prática os conceitos dessa teoria, os educadores podem promover uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora, proporcionando aos alunos a oportunidade de se tornarem aprendizes autônomos e críticos.