Pular para o conteúdo

Educação Infantil: O Papel do Professor

Educação Infantil: O Papel do Professor e o Impacto na Vida Escolar – Um Guia Completo

A educação infantil desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, influenciando diretamente a sua formação e aprendizado. Nesse contexto, a figura do professor da educação infantil assume um papel crucial, atuando como mediador das aprendizagens e orientador do processo de formação das crianças.

A prática educativa nesse ambiente requer uma abordagem que integre o cuidar e o educar, respeitando as particularidades de cada criança e promovendo a participação ativa delas no processo educativo.

Além disso, a base nacional comum curricular (BNCC) e o referencial curricular nacional para a educação infantil (DCNEI) fornecem diretrizes e orientações essenciais para a prática pedagógica, destacando a importância da formação continuada dos professores e a valorização de suas funções de cuidar e educar.

A concepção de criança como sujeito de direitos e a ênfase na escuta, observação e valorização das narrativas das crianças também são aspectos fundamentais a serem considerados na prática pedagógica do professor da educação infantil.

A educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento cognitivo, social, emocional e físico das crianças, e a sua importância é frequentemente subestimada. No entanto, investir em educação na primeira infância é uma estratégia de baixo custo para promover o crescimento econômico no futuro, como mostra um estudo do professor James Heckman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia.

Além disso, a educação infantil é fundamental para expandir aprendizados essenciais de memória, linguagem, coordenação motora e outras funções que terão impactos para toda a vida.

A educação infantil tem um papel crucial no desenvolvimento integral da criança. As atividades de aprendizagem orientadas, as brincadeiras, as interações com outras crianças e adultos e as rotinas diárias são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. A educação infantil também é importante para a formação da consciência, da imaginação, da criatividade e das relações sociais.

No entanto, a pandemia da Covid-19 promoveu uma ruptura do acesso pleno e integral à educação infantil, o que impactou negativamente a alfabetização e o aprendizado das crianças. Um estudo da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal mostra que houve uma redução de cerca de 275 mil matrículas na pré-escola em 2021.

Outro estudo da mesma fundação destaca que a perda estimada em termos de aprendizado de crianças que vivenciaram a educação infantil presencial em 2019, na comparação com crianças que terminaram a pré-escola em 2020 fazendo atividades remotas, é de até seis meses em matemática e sete meses em linguagem.

Além disso, a proporção de crianças de 7 anos de idade que não sabem ler e escrever dobrou, passando de 20% para 40%, segundo novo relatório do UNICEF.

Os professores de Educação Infantil e alfabetização dos Anos Iniciais da Educação Fundamental são profissionais fundamentais para garantir o desenvolvimento integral do aluno. Eles encontram, nas salas de aula, crianças que são um espelho da vulnerabilidade que vivenciam em casa, ao mesmo tempo em que estão cada vez mais expostas ao mundo digital.

Por isso, é preciso avançar mais na formação qualificada desde a universidade, com a adoção de práticas pedagógicas enriquecidas, espaço físico e materiais apropriados, seguindo as melhores práticas de formação docente.

Para construir uma política de formação inicial e continuada sistêmica coerente de desenvolvimento profissional para educadores da educação infantil, é necessário que governos, iniciativa privada e sociedade trabalhem juntos. É essencial garantir a valorização, desempenho e motivação do professor, que juntamente com seus gestores escolares fazem a diferença na mudança por um país menos desigual e com mais oportunidades para os brasileiros desde o começo da vida.