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Aspectos históricos da EJA no Brasil são revelados

Aspectos históricos da EJA no Brasil

A Educação de Jovens e Adultos, conhecida como EJA, é uma modalidade de ensino voltada para pessoas que não tiveram acesso ou não concluíram a educação básica na idade regular. Essa modalidade busca promover a inclusão social e proporcionar oportunidades educacionais aos jovens e adultos.

Para entender os aspectos históricos da EJA no Brasil, é importante voltarmos ao início do século XX, quando ocorreram as primeiras iniciativas de educação de adultos no país. Na época, a EJA era voltada, principalmente, para a alfabetização de trabalhadores rurais e a qualificação profissional.

Na década de 1940, com a criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), foram criados cursos voltados para a formação profissional de jovens e adultos. Esse foi um marco importante na expansão da EJA.

A partir da década de 1960, com o regime militar, a Educação de Jovens e Adultos ganhou mais atenção e foram criadas diversas iniciativas para combater o analfabetismo. Destacam-se, nesse período, os programas de alfabetização do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), que buscavam a erradicação do analfabetismo por meio de ações educativas.

Durante os anos 1980 e 1990, com o processo de redemocratização do país, a EJA passou a ser vista como uma forma de garantir a inclusão social e a educação para todos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) também trouxeram avanços importantes para a EJA, garantindo o direito à educação para jovens e adultos.

No início do século XXI, com o Plano Nacional de Educação (PNE), a Educação de Jovens e Adultos ganhou ainda mais destaque. O PNE estabeleceu metas para a erradicação do analfabetismo e a universalização do ensino fundamental e médio, incluindo a EJA nesses objetivos.

Atualmente, a EJA no Brasil enfrenta desafios como o baixo investimento em infraestrutura e formação continuada de professores, além da necessidade de superar preconceitos e estigmas sociais relacionados à educação de adultos. No entanto, é importante ressaltar que a modalidade continua a ser um direito garantido por lei e uma importante ferramenta de inclusão social.

Em resumo, os aspectos históricos da EJA no Brasil revelam uma trajetória marcada por avanços e desafios. A modalidade busca promover a inclusão social e a educação para todos, garantindo oportunidades de aprendizado aos jovens e adultos que não tiveram acesso à educação básica na idade regular.